A Turma do 6ºD Saiu para uma aula de campo


Os alunos do 6ºD e o professor Luís Vaz estiveram na manhã do dia 16 de maio a recolher  na mata do recinto escolar pequenos carvalhos que foram colocados em recipientes para posteriormente serem plantados numa nova área a reflorestar. Durante esse trabalho de campo, puderam observar, além de diversas espécies arbóreas, alguma da "pedofauna" ao realizarem os trabalhos de transplantação.

"GRANDES AMIGOS DO SOLO"


FungosEstes seres vivos, onde se incluem os cogumelos e os bolores, fazem a decomposição da matéria orgânica do solo transformando-a em matéria mineral que é utilizada pelas plantas.



Bactérias No solo existe uma grande quantidade de bactérias. Estes seres microscópicos decompõem a matéria orgânica em matéria mineral e alguns captam o Azoto da atmosfera, o que é fundamental para as plantas. Também produzem substâncias que vão ser utilizadas por outros seres vivos.


Curiosidade científica:
O investigador francês Christian Feller e outros lançaram a idéia de que Darwin foi um precursor importante da Pedologia, estudo da gênese dos solos. Realmente, o russo Dokuchaev, considerado o pai da Pedologia, conhecia e citou o trabalho de Darwin quando publicou seu trabalho, considerado a pedra fundamental da área, considerando no entanto que Darwin dava ênfase demasiada à pedofauna (animais do solo) enquanto ele, Dokuchaev, enfatizava o papel da vegetação. Ironicamente, hoje o papel da pedofauna é cada vez mais reconhecido como importante fator na formação dos solos, sob clima temperado e tropicais, nomeadamente as minhocas!  (in:http://scienceblogs.com.br/geofagos/2006/08/darwin-e-solos/)











 














Publicado por: Professor Luís Vaz

3 comentários:

  1. Muito Fixe, gostei muito das fotas

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito mal nas fotos mas gostei!

    ResponderEliminar
  3. gostei muito da actividade mas também concordo com o Samuel
    Joaquim Freitas 6º d

    ResponderEliminar